Casa das Associações do Porto

“Casa das Associações do Porto – Uma força de voluntariado “


O projecto SVE “Casa das Associações do Porto – Uma força de voluntariado “ foi um projecto desenvolvido pela Equação, Crl no âmbito do Serviço Voluntário Europeu (SVE), financiado pela Comissão Europeia através da Agência Nacional para o Programa Juventude em Acção, e que envolveu 2 jovens voluntários da Letónia (Irita Cigane) e Países Baixos (Nick Adriaans). Decorreu de 1 de Setembro de 2011 até 31 de Setembro de 2012, abordou o tema do Comércio Justo e da Cooperação para o Desenvolvimento e teve como grande finalidade o apoio às actividades desenvolvidas pela Equação, Cooperativa de Comércio Justo, Crl, nomeadamente o apoio e suporte à actividade educativa e de promoção (escolas, projectos, etc.) à actividade comercial (lojas, feiras, caterings, etc.) e sobretudo ao apoio no Bar do Mundo na Casa das Associações do Porto (informação, programação cultural, serviço de bar, etc).

Numa primeira fase da Actividade de SVE os voluntários estiveram envolvidos em diversas actividades que tinham como principais objectivos, por um lado, a sua integração num novo contexto de vida e, por outro, perceber que tipo de trabalho e papel poderiam ter enquanto voluntários SVE da Equação. Nesta primeira fase foi dada especial atenção à aprendizagem da Língua Portuguesa com aulas intensivas que permitissem aos voluntários adquirir os conhecimentos básicos da língua do seu país de acolhimento de modo a sentirem-se mais integrados no novo meio e a ficarem mais aptos a desenvolver as suas actividades e projectos no âmbito deste SVE. Para além disso nesta primeira fase os voluntários conheceram melhor a Equação (enquadramento e funcionamento) e os seus cooperantes (que visitaram em Amarante, Guimarães, Braga e Porto) recebendo ainda formação sobre Comércio Justo, Desenvolvimento sustentável, Programa Juventude em Acção, etc..

Numa 2ª fase da Actividade, os voluntários desenvolveram, entre outras coisas, as seguintes actividades principais:

- Organização, estruturação e decoração do Bar do Mundo, estando envolvidos em todas as fases do mesmo, desde a escolha de equipamentos, colocação dos mesmos no espaço e criação do conceito.

- Organização, apoio e desenvolvimento de actividades culturais realizadas mensalmente na Casa das Associações do Porto entre as quais Language Café e noites culturais que ainda hoje se mantêm.

- Construção e gestão de todas as redes sociais e sites a que o bar se encontra ligado bem como a criação de uma newsletter mensal e a respectiva mailing list.

- Construíram e actualizaram o website da Equação (www.equacao.org) com partes dedicadas ao projecto SVE (testemunhos dos voluntários SVE).

- Apoiaram as actividades comerciais da Equação e dos seus cooperantes (vendas em loja, caterings em eventos, feiras em escolas, serviço de bar ,etc.), incluindo a realização de estudos de mercado junto dos consumidores e comunidade local;

- Prepararam e participaram em sessões de sensibilização para o tema do projecto, enquadrando o Programa Juventude em Acção e o SVE, sobretudo junto de escolas;

- Coordenaram e apoiaram a implementação de projectos em curso, desenvolvidos em parceria pela Equação e congéneres nacionais e europeias (em especial o Projecto FRAME sobre o Comércio Justo no Mediterrâneo – que culminou em Maio de 2012 com a realização do Festival do Mediterrâneo em Amarante, Porto e Guimarães – e o Intercâmbio de Jovens “Make it Fair”);

- Representaram a Equação em projectos internacionais (Espanha, França, etc.).


Projecto desenvolvido no âmbito do programa Juventude em Acção

altalt