Loja online


Lista de todos os produtos

O Comércio Justo e o Serviço Voluntário Europeu

A União Europeia decretou o ano de 2011 como Ano Europeu do Voluntariado, com o intuito de sensibilizar a sociedade para o valor e necessidade de reconhecimento do trabalho voluntário.

A Equação, Cooperativa de Comércio Justo, Crl tem procurado encorajar o espírito do voluntariado através do seu trabalho como organização de coordenação e de acolhimento no âmbito do Serviço Voluntário Europeu (SVE), da Comissão Europeia, tendo já proporcionado uma experiência enriquecedora e única a vários jovens de diversos países da Europa.

Em apenas 2 anos já passaram 9 voluntários SVE por cidades onde a Equação tem organizações parceiras e cooperantes (Aventura Marão Clube – Amarante, Associação Reviravolta - Porto, Associação Alternativa - Braga, Cooperativa Cor de Tangerina - Guimarães e Associação Cores do Globo - Lisboa). Estes voluntários, dos mais variados pontos da Europa (Bella e Judit da Hungria, Giovanni e Simone de Itália, Andrés de Espanha, Claire de França, Katharina da Áustria, Leyla da Turquia e Magdalena da Polónia) deram um grande contributo para a promoção do movimento de Comércio Justo e do voluntariado em Portugal.

Através de diversas actividades que lhes permitiram um contacto directo com os consumidores (apoio nas Lojas de Comércio Justo, feiras e caterings, colaboração na área da comunicação e produção de materiais promocionais, etc.) e com os mais jovens (divulgação do Comércio Justo em escolas dos 2º e 3º ciclos e na Casa da Juventude de Amarante) os voluntários europeus deram um contributo importante no sentido de melhorar a qualidade do trabalho desenvolvido pela Equação.

Se tens entre 18 e 30 anos também podes fazer a diferença e deixar a tua marca numa das imensas organizações europeias que precisam de voluntários com vontade de ajudar, conhecer uma nova realidade e partilhar conhecimentos e experiências!

O SVE é uma das acções do Programa Juventude em Acção, da Comissão Europeia, e permite aos jovens levar a cabo um serviço de voluntariado de 2 a 12 meses num país que não o seu país de residência. Este serviço promove a solidariedade entre os jovens e traz benefícios para as comunidades locais, possibilitando ainda aos jovens a aquisição de competências pessoais e linguísticas (para mais informações sobre SVE consultar http://www.juventude.pt). Estes projectos são financiados com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta nota informativa vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.


altalt